Notícias de São Luis Gonzaga e Região.

13 de abril de 2011

Prazo para regularização dos títulos termina nesta quinta

BRASÍLIA - A um dia do fim do prazo para a regularização da situação eleitoral de quem não votou nem justificou nas três últimas vezes (1º e 2º turnos de 2010 e 2º turno de 2008), mais de 1,4 milhão correm o risco de ter o título de eleitor cancelado em todo o país, que tem 135,8 milhões de eleitores.

A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses eleitores precisam procurar um cartório eleitoral nesta quinta-feira (14) para não terem o título cancelado. Com consequência, ficarão impedidos, a partir desta sexta (15), de retirar passaporte, carteira de identidade, alguns tipos de empréstimos e de receber salários de função ou emprego público.

O TSE deu início a uma campanha de esclarecimento sobre o assunto em 14 de janeiro. Desde então (e até esta quarta, 13), 52.468 pessoas tinham acertado as contas com a Justiça Eleitoral..

Segundo o TSE, não há previsão de ampliação do prazo para regularização do título. Para regularizar o documento, basta que o eleitor procure um cartório eleitoral e apresente um documento oficial com foto, além do próprio título de eleitor.

A maioria dos eleitores irregulares está concentrada na região Sudeste. Em São Paulo, são 339.645; em Minas, 123.663 eleitores.

Segundo o TSE, eleitores com idades entre 25 e 34 anos são maioria (511.097) entre os que estão em situação irregular . Ainda de acordo com o TSE, os homens faltaram às votações mais do que as mulheres: são 511.097 eleitores faltosos contra 298.890 eleitoras.

Quem tiver o título cancelado terá de procurar, posteriormente, o cartório eleitoral e provar que está vivo, com a entrega de documentos e registros oficiais. As multas pelas eleições não justificadas também precisarão ser pagas. Só depois, o eleitor poderá pedir a emissão de novo documento eleitoral.


Fonte: www.imirante.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário