Notícias de São Luis Gonzaga e Região.

22 de maio de 2011

Falta organização no centro de São Luis Gonzaga - MA

 São Luís Gonzaga do Maranhão ao longo dos seus 157 anos de emancipação política administrativa e com uma população, hoje, beirando 20 mil habitante precisa de medidas e atitudes desenvolvimentista responsável para que o caso não se perpetue.

A imagem exposta nos remete a pensar que, no seu espaço urbano da cidade, assemelha-se a um pedacinho de um dos bairros de São Luís (bairro João Paulo)- Capital do Estado do Maranhão - em todos os aspectos. Onde perpetua várias violações da Lei vigente no país. E na ausência de implantação de um Plano Diretor e de um Código de Postura e Costumes os usuários do espaço do solo urbano (feirantes sazonais - sábado e domingo) desrespeitam os princípios, incisos, parágrafos e artigos da Constituição Federal vigente no país ao Código de Transito um fator que gera insegurança pública, da pirataria, além do que no espaço não tem um só banheiro químico para se realizar suas necessidades básicas fisiológicas, depredam o patrimônio público ao estabelecerem suas barracas, ferem o princípio da economia e financia local pela ausência da exigência de Notas Fiscais, do direito da criança (mijões) e do idoso (mobilidade) e do direito do ir e vir.

Sabe-se que o espaço urbano para acomodar, hoje, os feirantes sazonais está diminuindo. Mas bem próximo do local da acomodação tem terreno baldio (particular) que pode ser desapropriado e lá fazer uma praça ou área para acomodar os feirante de forma permanente, gerando emprego e renda, onde os seus funcionários estarão dentro do mercado de trabalho nas conformidades da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Portanto, como medida preventiva faz-se necessárias medidas pedagógicas nos estabelecimentos que dependem das atividades, bem como à sociedade que necessitam da aquisição dos produtos. O objetivo não é se criar o caos social imediato e sim que poder público tome medidas que regularizem a situação para que no futuro não tenhamos problemas muito mais agravantes do que hoje estar.
 
Por Evandro Araújo

3 comentários:

  1. São Luís Gonzsga cresce rapidamente de forma assustadora, inchaço populacional e principalmente aumento impressionante da frota automotiva, conforme IBGE. Uma cidade que há poucos anos tinha suas ruas e avenidas com características interioranas, hoje vê depredação de patrimônio público, menores infratores, carros, motos, ciclistas e pedestres em engarrafamentos, neste aspecto, tem feições de cidades de grande porte. Evandro, captaniou muito bem esta visão, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Evandro, a cada dia vemos que nossa cidade crerce desodernadamente e quanto isso a população continua escolhendo politicos que nada fazem pelo desenvolvimento,parabens e abraços.

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita saudade da minha querida São Luis Gonzaga, dos meus amigos e pricipalmente da minha familia.De fato São Luis Gonzaga é uma cidade muito legal de se viver,so que as pessoas tem que cair na real e dar um basta nesses politicos paraquedista que so querem saber de no final do mês o bolso deles está cheio de dinheiro.Portanto vamos acreditar na renovação.DE André Cardoso.

    ResponderExcluir