Notícias de São Luis Gonzaga e Região.

17 de maio de 2011

Filho de São Luis Gonzaga Evandro Araújo da sugestões para a melhoria do município

São Luís Gonzaga do Maranhão, precisa realizar um FÓRUM de Debates do Serviço Público do Município e suas necessidades, COM A PRESENÇA DAS INSTITUIÇÕES E ÓRGÃOS COMO OS REPRESENTANTES: prefeito, presidente de Câmara Municipal, assim como dos Comerciários locais, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Segurança Pública, Bombeiro Defesa Civil, Corregedoria da União e Estado, UEMA, CREA-MA, SINFRA, FIEMA (representando os 5s - SESI, SENAI, SEBRAE, SESC, SENAT), SES, Igrejas, e sociedade civil organizadas ou não governamentais.


A iniciativa visa debater as questões referentes a prestação do serviço público do Município nas áreas da saúde, saneamento ambiental, transporte e trânsito, educação, ocupações desordenadas, código de postura e costumes e finanças públicas.
Em pleno Século XXI, particularmente, ou muitos desconhecem documentos oficiais da cidade (São Luís Gonzaga do Maranhão) que relate sobre o referido assunto e se existe deveria ser amplamente exposto para a camada mais jovem (biblioteca), onde levanta as necessidades de melhorias locais no que tange aos empreendimentos e desenvolvimento sustentável, principalmente no serviço público municipal e nos setores supracitados, preparar/capacitar e inserir mão de obra no mercado de trabalho, uma vez que há uma grande expectativa de empreendimento de obras e investimento de pequeno, médio e grande porte (empregos diretos e indiretos) no Estado do Maranhão e isso envolve do imobiliário ordenado à segurança pública, saúde, educação, dentre outras, ou seja, se preparando para o desenvolvimento urbano de forma responsável e valorizando os Prata da Casa.

Durante o encontro serão elaborados e discutidas questões relacionadas a humanização da saúde, saneamento ambiental como vetor da saúde pública, importância da Implantação do Plano Diretor, Código de Postura e Costumes, da participação da família no ambiente escolar, assim como, do idoso, educação no trânsito e transporte municipal e o financiamento das contas públicas como importante instrumento na gestão responsável, assim como, ser eficiente no Controle Social.

No decorrer do Fórum também é importante identificar  as dificuldades vivenciadas pelos servidores no desenvolvimento das atribuições cotidianas e apontar alternativas que possibilitem melhorias na prestação dos serviços prestados.

Um comentário:

  1. È uma boa inciativa, como bem diz Luiz Cardoso no seu Blog;"Diante do quadro desalentador que o Mapa da Miséria desenhado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que coloca o Maranhão no pódio de todos os campeonatos de pobreza.

    O instituto informa que de uma população de 6,5 milhões de habitantes, 1,7 milhão está abaixo da linha de pobreza e ganha até R$ 70 por mês. É caso de pura e simples inanição, pois não é possível sequer imaginar que ninguém consiga comer seja lá o que for com essa renda que pode ser considerada uma verdadeira tragédia. (...) São 25% da população maranhense, o triplo da média nacional, vivendo numa pobreza digna de Jó, mas podem apostar que o nível de corrupção no Maranhão é também três vezes a média do Brasil."

    Portanto, povo gonzaguense, não espere o quadro do município se agravar. Tomem medidas preventivas e debatem seus problemas sem medo. Afinal como texto diz: valorização dos Pratas de Casa.

    ResponderExcluir